segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Manjares do Mundo


Mensagem ministrada em Pitangueiras no culto Santa Ceia em 14/02. Foi uma mensagem propícia para o dia. Domingo de carnaval, e algumas integrantes do grupo de dança foram banidas da ministração por terem se contaminado com um dos manjares do mundo (carnaval).

O apóstolo Paulo escreveu acerca de não comermos manjares sacrificados a ídolos em sua primeira carta aos Coríntios capítulo 8.

Manjar é qualquer substância que alimenta, e manjares do mundo nada mais é do que algo que alimenta nosso eu, são os prazerem que satisfazem a nossa carne.

Hoje, o maior manjar para alguns pode ser ir pular o carnaval, para outros pode ser um orgulho que, aparentemente fortalece, para outros ainda é aquele ato contrário à Palavra de Deus, mas que satisfaz o ego e alimenta o ''eu'' da pessoa.

O final do verísulo 7 do capítulo 8 de I Coríntios diz que aqueles que comem do manjar de coisas sacrificadas aos ídolos ficam contaminados. E por falar em contaminação por manjares, essa passagem me remete à passagem de Daniel que optou por não se contaminar com os manjares do rei, mas isso fica para outra postagem!

Em tempos como o nosso, onde tudo está tão a vista, tudo está tão solto; agradar o eu e alimentar a carne está muito fácil. De todos os lados, para onde quer que viremos o rosto vemos uma possibilidade cada vez mais agradável de pecar. Seja através de atos, palavras, ações e omissões, quer seja pelos veículos de comunicação (televisão, internet), o que pode acontecer entre amigos, família, parentes, sozinho ou a dois. Somos bombardeados diariamente com os manjares do mundo, comê-los ou não é a nossa opção.

Mas alguém pode levantar a questão: É impossível não se contaminar! Tanto não é, que a própria Palavra de Deus nos diz que tais manjares não nos fazem falta, veja I Coríntios 8.8:

"Ora, o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais, e, se não comemos, nada nos falta"

Deus abençõe sua vida.
Abraços, Willian.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

PERSEVERANÇA é teimosia com propósito!

Em Marcos capítulo 5 a partir do versículo 21 o Espírito Santo inspira o autor a contar a história de uma mulher que tinha um fluxo de sangue (hemorragia) e que desejava ser curada.

Em primeiro lugar, vamos analisar algumas peculiaridades dessa história:

1- Jesus estava pregando em meio a uma multidão (Mc. 5.21);

2- A pessoa interessada na cura era uma mulher, fator esse que por si só já complicava um pouco a situação dela, e como se não bastasse,

3- ela era imunda por causa da sua enfermidade (conforme Lv. 15.2), ou seja, devia, de acordo com a Lei da época, viver à margem da sociedade.

Agora imaginemos a situação: uma mulher que nem ao menos podia andar em meio às pessoas estava no meio de uma multidão querendo a sua cura.

Assim somos muitos de nós hoje. O mundo, a Sociedade, e em alguns casos até mesmo nossa família, parentes e amigos nos considera indignos de conseguir algo ou obter alguma coisa. Se dependêssemos exclusivamente deles, viveríamos excluídos e afastados daquilos que sonhamos, almejamos e desejamos.

Mas aquela mulher, que a Bíblia nem cita o nome, através da sua perseverança, através da sua teimosia com o propósito de ser curada, deixou uma lição preciosa: quando eu quero, nada me impede, mesmo que pareça impossível, eu não desisto! E no versículo 28 ela faz a declaração que muda sua situação: Se eu apenas tocar nas suas vestes eu sararei. E de fato é isso que acontece, ela toca em Jesus, e o próprio mestre pergunta: Quem me tocou? Essa pergunta deixa Pedro doido (já que estava pregando no meio da multidão e muito provavelmente estava um empurra-empurra).

Mas Jesus deixa bem claro que foi um toque diferente, já que sentira que Dele saira virtude (poder).

Talvez nosso milagre não tem chegado, nossa situação não tem mudado e não estamos sentindo o poder de Deus em nossas vidas, porque não temos tocado em Jesus com a mesma fé, com a mesma perseverança, com a mesma teimosia com propósitos como aquela mulher.

E talvez seja por esse mesmo motivo que não temos escutado a doce voz de Jesus olhando para nós e dizendo:

"E Ele disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e seja liberta deste teu mal" Marcos 5.34  


Deus abençoe sua vida.
Abraços Willian.

Perdas do passado!!!

Olá essa é minha primeira postagem no meu blog, sinceramente sempre achei uma frescura essa coisa de ficar escrevendo em blogs, mas sabe de uma coisa? Isso é uma ótima opção pra quem fala muito (como eu) e numa madrugada dessa não tem com quem falar... rsrs

Estou em Pitangueiras/SP e fui convidado para dar uma mensagem aos jovens no culto da mocidade. Após pensar e meditar sobre qual trecho bíblico iria falar, me veio à mente a passagem da morte de Moisés em Dt. 34.5 e a chamada de Deus para Josué, logo no início do livro.

A situação era a seguinte... Moisés após ter sido tremendamente usado por Deus para tirar os israelitas da servidão no Egito; ter enviado as pragas ao Egito; ter feito o povo passar com os pés enxutos pelo Mar Vermelho, pois bem, esse mesmo, tão amado e respeitado pelo povo, estava morto e havia sido enterrado. A Bíblia relata que o luto por Moisés durou 30 dias (Dt. 34.8).

Passado esse tempo, fico imaginando a cabeça de Josué (o sucessor), o que faria ele para continuar o legado que Moisés tinha deixado? Josué também estava pranteando a morte de Moisés. A Bíblia não diz claramente, mas dá a entender que de uma certa forma, Josué estava prostrado, pois logo no verso 2 do capítulo 1 de seu livro, Deus diz: levanta-te.

Hoje, isso acontece com muita gente... algo muito importante morre, acaba, termina e ficamos pranteando (se deixarem) pelo resto de nossas vidas. Mas a Palavra de Deus foi bem clara a Josué: levanta-te e passa esse Jordão, ou seja, em outras palavras Deus estava dizendo a Josué: Eu sei que você teve uma perda, mas o tempo do pranto acabou, agora é levantar a cabeça, sacudir o pó e ir em frente.

Nem sempre é fácil lidar com as perdas ao longo do caminho, mas, se quisermos seguir em frente é isso que temos que fazer, seguir em frente, assim como fez o apóstolo Paulo, em sua carta aos Filipenses capítulo 3 versículos 13 e 14:

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço,e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficaram, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus"

Deus abençoe a todos.
Willian.